GRUPOS DE ESTUDO

O Laboratório Otium possui um cronograma de encontros para leitura e debate sobre temas transversais à Psicologia. Atualmente, nossos grupos de estudo se organizam como apresentado a seguir.

Cultura e Psicologia do Ócio

 

As apreensões conceituais acerca do ócio não possuem uma abordagem consensual acerca da sua manifestação. O termo muitas vezes carrega um tom pejorativo, sendo alvo de críticas por não estar alinhado com uma posição utilitarista e produtivista que possui lugar hegemônico na sociedade contemporânea. As investigações sobre o ócio apontam para uma democratização do termo no seu sentido autotélico como uma forma de resistência à positividade produtivista e à temporalidade acelerada da contemporaneidade. O grupo de estudos pretende compreender e desenvolver as concepções teóricas do ócio para alcançar um denominador conceitual que esteja alinhado com as intercorrências expressas na cultura contemporânea.

Às sextas-feiras, quinzenalmente, de 16h às 18h. 

Local: Unifor,  Sala B-02.

Facilitadores do grupo: Lucas Ponte Bonfim, Zuleika Araújo e Marcos Pompeu

AION

Núcleo de Estudos sobre Símbolo, Cultura e Arte, a partir dos referenciais da Psicologia de Carl Gustav Jung, volta-se para a os temas em questão (Símbolo Cultura, e Arte) para compreender a natureza e produção do simbólico nas manifestações da diversidade da cultura brasileira.


Às sextas-feiras, quinzenalmente, de 14h às 16h.
Local: Unifor, Sala B-02.

Facilitadores do grupo: Gileno Nunes, Raphaella Paiva e Sidarta Cavalcante

VERSARE

Investiga as práticas pedagógicas que se encaminham para uma

perspectiva de inovação nos campos da educação formal e não-formal, debruçando-se sobre temas como temporalidades subjetivas, produção de conhecimento significativo, criatividade, ludicidade e formação cidadã.

Às sextas-feiras, quinzenalmente, de 9h30 às 11h. 

Local: Unifor, Sala B-02

Facilitador do grupo: Francisco das Chagas Araújo Soares